O Curso de Massagem Infantil consiste num conjunto de aprendizados dirigidos a pais e cuidadores de um bebé. É uma prática que envolve o toque suave e gentil em diferentes partes do corpo do bebé, com o objetivo de proporcionar relaxamento, alívio de tensões, estimulação sensorial e melhorar a comunicação entre o bebé e o cuidador, características fundamentais para distinguir uma massagem genérica, de uma massagem do programa da IAIM (International Association of Infant Massage). Na essência deste programa está o desenvolvimento do vínculo entre a tríade (pai-mãe-bebé) através do toque que “também é nutritivo.
Benefícios da Massagem Infantil
Em jeito de brincadeira pensámos em reunir 8 T’s da Massagem Infantil:
- Tratamento natural,
- Toque suave e nutritivo,
- Tempo de qualidade para o bebé,
- Ternura,
- Técnicas especiais,
- Temperamento agradável,
- Tranquilidade emocional.
Os benefícios são inúmeros e foram enquadrados em quatro grandes categorias: a interação, a estimulação, o relaxamento e o alívio. Merecendo principal destaque a interação entre pais e bebé promovida pela massagem (bonding e vinculação), com verdadeiros benefícios a surgir ao longo do tempo, daí ser fundamental consistência nesta prática.
Estes benefícios têm a possibilidade de influenciar positivamente todos os envolvidos, quer a nível psicossocial, quer a nível fisiológico, embora se estendam, ainda, à sociedade:
- pelo aumento do respeito, tolerância e empatia;
- ao reduzir o abuso, bullying, violência, vandalismo e crime;
- ao reduzir questões associadas ao stress e,
- ao reduzir os custos do sistema nacional de saúde devido a uma sociedade mais saudável.
Com este curso dará um novo significado ao choro do seu bebé, associando-o a uma necessidade. Conhecerá um “novo” bebé ao reconhecer os seus pontos chave, os seus reflexos e o que são os estadios comportamentais e do que deles pode interpretar.
Envolver o Pai na Massagem Infantil
Quando nasce um bebé nasce um pai e uma mãe, estando cada um sujeito a diferentes estímulos que levarão ao seu desenvolvimento parental de forma individual. Enquanto a mãe possui fatores hormonais e funcionais que facilitam o vínculo e protegem a díade, o pai está sujeito à influência de fatores externos que podem interferir positiva ou negativamente na interação com o seu filho. Há que tentar promover a igualdade de oportunidades de interação com o bebé por ambos os elementos do casal, sabendo-se que este ajuste a novos papéis, pode ter um impacto negativo no próprio relacionamento conjugal e consequentemente no apego/vínculo ao bebé.
O bebé conhece a sua identidade através do toque (feedback cinestésico), sendo a massagem um meio facilitador para que este conheça as diferentes partes do seu corpo, proporcionada por um dos elementos do casal. Estudos revelam um aumento da confiança, satisfação e competência por parte do pai no que diz respeito aos cuidados ao bebé após aprender massagem infantil, pelo estabelecimento de uma ligação de proximidade e conhecimento entre os dois. A obtenção do prazer por parte do pai ao acalmar o bebé e poder contribuir para os seus cuidados, poderá impactar positivamente no relacionamento do próprio casal. Se por um lado a mãe pode ter mais tempo para si, a demonstração de afeto por parte do pai para com o bebé enternece-a contribuindo ainda, para o estabelecimento de ligações de proximidade entre todos os elementos da família.
Na MaterClinic o nosso formador é homem, pai, companheiro e amigo, características que esperamos que encorajem ou desinibem outros pais a terem também um papel ativo e envolvido na vida dos seus bebés. Os pais, com alguma frequência, são “esquecidos” ou afastados dos cuidados aos seus próprios filhos. Esta é uma excelente oportunidade para desenvolverem as habilidades e o sentimento de competência para interagirem com eles e perceberem a forte influência que exercem sobre o seu crescimento e desenvolvimento.
Brazelton refere que existe uma competição natural e saudável para conquistar o bebé, por parte dos adultos que dele cuidam e, que tal, denuncia uma preocupação de ambas as partes. Envolver o casal na massagem, por exemplo, concede a mesma oportunidade a ambos os pais, o que poderá levar a uma maior autonomia de parte a parte num momento de toque nutritivo, logo um momento de ligação/apego entre a díade.
Pense neste Curso com carinho
Este é uma oportunidade imperdível para aprender uma técnica simples e poderosa que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do seu bebé, além de fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos, contribuindo para uma sociedade e um Mundo melhor.