... Skip to main content

Apoio na Amamentação

A sua tomada de decisão em relação à amamentação do seu bebé, pode estar bem fundamentada pelos seus benefícios e motivações, mas as dificuldades podem aparecer. Apesar dessa motivação e sentido de propósito bem definido, por vezes necessitamos de um apoio externo, que olhe para nós com olhar clínico e nos ajude a compreender aquilo que não estamos conseguindo enxergar.

Gostamos de sinceridade e de relacionamentos duradouros, por isso acredite, muitas vezes não fazer nada é melhor do que fazer qualquer coisa e o tempo será sempre o seu maior aliado. 

Não queremos com tal dizer que não precisa de um olhar especializado por parte de uma conselheira em aleitamento materno, por isso estamos aqui e munimo-nos de informação para a podermos ajudar a abraçar este passo da sua maternidade que deixará a maior marca na sua vida , bebé, família, sociedade e mundo, pois seus benefícios são inesgotáveis ​​​​​​.

Preciso de Apoio na Amamentação

O que podemos fazer por si...

  • Amamentação nas primeiras semanas: perda de peso do bebé ou aumento muito lento;
  • Falta de confiança no posicionamento e extracção do leite materno;
  • Mamilos doridos/fissurados;
  • Sensação de produção ineficaz ou excessiva de leite materno;
  • Ingurgitamento mamário;
  • Mastite;
  • Refluxo;
  • Alimentação de gémeos;
  • Extracção e conservação do leite materno.

O que inclui a nossa consulta de amamentação...

  • Observação completa da alimentação do seu bebé – observando o seu bebé a mamar;
  • Informação sobre amamentação – amamentação responsiva “livre demanda”;
  • A importância do contacto pele a pele contínuo;
  • Dicas de amamentação – reconhecendo os primeiros sinais de comunicação do seu bebé;
  • Posicionamento ao amamentar – dicas para que possa escolher qual/quais as posições que mais gostam;
  • Como identificar uma alimentação eficaz e como melhorar todo o processo de amamentação.
  • Conselhos sobre lactação e composição do leite materno;
  • Extracção do leite materno;
  • Conselhos sobre alimentação com biberão (caso necessário, privilegiando sempre a suplementação com leite materno);
  • Conselhos sobre alimentação mista (leite materno e leite artificial).
Amamentação

Respostas às dúvidas mais frequentes

Sempre que possível amamente o seu bebé na primeira hora de vida.
Coloque-o nu sobre o seu peito despido e verá facilitado o início da amamentação, a regulação da temperatura corporal do seu bebé, o abrandamento do seu metabolismo evitando assim que este entre em hipoglicémia à nascença.

MAS ESTE MOMENTO PODE E DEVE SER REPETIDO AO LONGO DAS PRIMEIRAS SEMANAS OU SEMPRE QUE DESEJAR.

1ª Hora de Vida

Aquelas pequenas gotas amareladas e espessas que saem das suas maminhas são essenciais para dar um bom começo ao sistema digestivo do seu bebé e protegê-lo contra doenças às quais estará exposto agora que nasceu. Esta pequena quantidade irá ajudar o seu bebé a coordenar com segurança os reflexos de sucção, deglutição e respiração. Este desempenha também um papel laxante, ajudando a eliminar o mecónio do seu intestino e, simultaneamente, o excesso de bilirrubina que contribui para o aparecimento de icterícia.

SÃO NECESSÁRIOS CERCA DE 5ML DE LEITE MATERNO EM CADA MAMADA PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DO SEU BEBÉ NO SEU PRIMEIRO DIA DE VIDA.

Colostro

A frequência com que oferece maminha ao seu bebé está correlacionada com a quantidade de leite que o seu corpo irá produzir. Quanto mais leite o seu bebé extrair, mais leite o seu corpo produz para a mamada seguinte.

A PARTIR DO 2º DIA SERÁ IMPORTANTE TENTAR AMAMENTAR 8 A 12 VEZES (ou mais) EM 24H - TANTO DE DIA COMO DE NOITE.

A sua mama não é armazém. É fábrica

Para saber se o seu bebé está a beber leite suficiente para as suas necessidades, observe o número de vezes que muda a fralda com cocós e xixis. Durante o segundo e terceiros dias, um mínimo de 2 a 3 fraldas molhadas e 2 de fezes indicam que o seu bebé está a amamentar eficazmente e a obter o leite de que necessita.
A PARTIR DO 5º DIA, CINCO OU MAIS FRALDAS MOLHADAS E, PELO MENOS DUAS COM FEZES SÃO INDICATIVOS DE BOA INGESTÃO DE LEITE.

Não há leite fraco

Os nossos bebés merecem ver respeitada a sua vontade no que se refere à frequência, quantidade e altura que desejam comer. A alimentação de acordo com um horário estabelecido, está associado ao desmame precoce, porque muitas vezes contribui para a diminuição da produção de leite.
QUANDO ADIA A AMAMENTAÇÃO PARA SEGUIR UM HORÁRIO, PODE OCORRER INGURGITAMENTO MAMÁRIO, QUE INFORMA O SEU CORPO PARA PARAR DE PRODUZIR LEITE, INCENTIVANDO A OFERTA DE LEITE ARTIFICIAL E DEPOIS AO DESMAME.

Livre demanda

A amamentação deve ser mantida durante a noite, representando uma importante ajuda no aumento da produção de leite. Não é o tipo de leite que influencia os despertares noturnos, é o facto de serem bebés numa determinada fase de desenvolvimento. Pesquisas sugerem que os bebés que despertam mais facilmente estão mais protegidos da Síndrome de Morte Súbita Infantil.
POR ISSO, NÃO TENTE DAR LEITE ARTIFICIAL À NOITE NA ESPERANÇA DE CONSEGUIR DORMIR MELHOR. ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE AS MÃES QUE AMAMENTAM DORMEM CERCA DE 45 MINUTOS A MAIS POR NOITE E COM MAIOR QUALIDADE (SONO PROFUNDO), EM COMPARAÇÃO COM MÃES QUE ALIMENTAM OS SEUS BEBÉS COM LEITE ARTIFICIAL.

Prolactina e um sono de princesa

Após as primeiras semanas é normal que as suas maminhas deixem de estar tão cheias. Se continuar a amamentar cerca de 8 a 12 vezes ou mais em 24h, continuar a observar as fraldas molhadas e com cocó e o seu bebé tem vindo a atingir os seus marcos de desenvolvimento aumentando de peso, então sinta-se feliz... O SEU CORPO JÁ DESCOBRIU QUAL A QUANTIDADE DE LEITE QUE O SEU BEBÉ NECESSITA, POR AGORA!

O leite não acaba

Não há excesso de mimo e bebé nenhum fica mimado simplesmente porque lhe satisfazem as necessidades, mas sim, respeitado. A maminha não é apenas alimento, é hidratante, é conforto, é proximidade e amor.
UMA CRIANÇA QUE É AMAMENTADA NÃO ESTÁ SIMPLESMENTE A RECEBER UMA REFEIÇÃO. ESTÁ INTENSAMENTE ENVOLVIDA NUM DIÁLOGO BIOLÓGICO, DINÂMICO E BIDIRECCIONAL. É UM PROCESSO NO QUAL OCORREM TROCAS FÍSICAS, BIOQUÍMICAS, HORMONAIS E PSICOSSOCIAIS.

Ninguém pede o que não precisa... se o seu bebé pede maminha, é porque precisa!

O seu bebé vai crescendo e desenvolvendo no primeiro ano de vida por surtos com pausas entre eles. Os períodos em que o seu bebé irá exigir maior produção de leite será até cerca de cinco semanas após o seu nascimento e nos primeiros dois meses de vida. Pense nessas exigências do seu bebé como "momentos maravilhosos" que significam que ele se encontra a passar para outro estadio de desenvolvimento, seja nas suas habilidades mentais ou nas suas habilidades motoras. O AUMENTO DA SUA ACTIVIDADE (GATINHAR), PALRAR OU A FALAR PODE EXIGIR MAIS ENERGIA, LOGO, MAIS LEITINHO. O APARECIMENTO DOS DENTES PODEM CAUSAR DOR NAS GENGIVAS DO SEU BEBÉ E O PODER ANALGÉSICO (ENDORFINAS) DO SEU LEITE PODEM AJUDAR A ALIVIAR-LHE A DOR (TAMBÉM RESULTA COM AS VACINAS).

Parece que o estômago não tem fundo
Preciso de Apoio na Amamentação
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.